TOP 10 de erros gramaticais - Português

As dicas de Língua Portuguesa não poderiam ficar de fora deste BLOG, então selecionei
um TOP 10 sobre as maiores dúvidas no idioma. A ideia não é dar explicações longas
de gramática, nada disso! Serão mostrados exemplos práticos que o ajudarão naquele momento de dúvida durante a escrita. Vamos conferir?


1 - Mal x Mau 
Quando criança, aprendi uma regra simples: O contrário de bem é
mal (L) e o contrário de bom é mau (U). Vejamos:
 
Estou me sentindo bem | Estou me sentindo mal.
Hoje tive um bom dia | Hoje tive um mau dia.
Sendo assim, na hora de escrever, apenas substitua o mal ou mau por bem ou bom e veja qual utilizar. 
 
2 - Mais x Mas 
Esse dilema é clássico, muita gente se engana na hora da
escrita! Com a dica abaixo, será impossível errar:
 
O mais tem a ver com quantidade e intensidade. Vejamos:
 
Eu não aguento mais esse barulho.
Eu comi mais ontem do que hoje.
 
Já o mas está tem a ver com ideias contrárias, de oposição, de compensação. Vejamos:
 
Eu irei ajudar, mas não abuse da minha bondade. 
Ela fez toda a lição de casa, mas esqueceu o caderno em casa.
 
Dica:
Na dúvida, basta substituir o mas por palavras com o mesmo sentido, como o porém, todavia, contudo na hora de escrever porque estas palavras não darão sentido de intensidade ou quantidade, confirmando assim, que neste caso o mas é a escolha correta.
  
3 - Agente x A gente 
Vocês se lembram do filme Agente 86? E daquele agente de viagens que te atendeu nas últimas férias? Pois é, o agente escrito junto é profissão. Já o a gente, escrito separado, é uma forma despojada de se referir ao nós. Vejamos:
 
A gente vai estudar agora? A gente tem que saber escrever corretamente?
 
Acredito que não serão necessários mais exemplos, certo?
  
4 - Aonde x Onde 
Diferenciar um do outro é bem simples: use o onde em situações que não haja ideia de movimento ou deslocamento, ou seja, quando for local fixo. Outra opção é substituir por "em que lugar". Vamos lá:

Onde está meu notebook? Onde tem um banheiro?
Houve deslocamento? Claro que não, então devemos usar o"onde".
 
De modo contrário, use o aonde apenas em situações em que o verbo for de movimento e substitua por para onde. Veja:
 
Aonde você vai? Eu vou aonde a vida me levar!
 
5 - Através x Por meio de 
Na boa? Essa eu ouço e leio muito por aí e não poderia ficar de fora, preciso compartilhar o seu uso correto. Através se usa com o sentido de atravessar algo.Vejamos: 
 
Alice passou através do espelho.
Ana olhou através da janela a chuva do lado de fora.
 
Já o por meio de deve ser usado quando houver uso de algo, como uma ferramenta, por exemplo. Vejamos:

Eu aprendi a escrever melhor por meio de cursos online. (Cursos online foi a ferramenta que o ajudou a escrever melhor).
 
Eu o conheci, por meio do Facebook. (Facebook foi a ferramenta utilizada para conhecê-lo).
  
6 - [...]ão x [...]am 
Finais de verbos que nos mostram se estamos falando de futuro e passado - não se confunda mais!
Use [...]ão no final do verbo apenas quando quiser indicar o futuro. Vamos lá: 
 
Eles viajarão no próximo mês. Eles farão uma mega apresentação na semana que vem. 
 
Use o [...]am no final de verbos apenas quando quiser indicar o passado.Vejamos:
 
Eles viajaram para Buenos Aires no ano passado. Eles fizeram uma mega apresentação na escola.
 
 7 - Viajar x Viagem 
Quando for o verbo, sempre use o J e quando o substantivo use o G. Vamos lá:
 
Eu viajei para o Nordeste no mês passado. Você gosta de viajar?
 
Nossa viagem para o Rio de Janeiro foi maravilhosa. Na viagem para Orlando, Cida dormiu o vôo inteiro.
 
8 - 12h30
Poxa! Essa dica tenho certeza que vai ajudar muita gente: o gênero do elemento hora é feminino, certo? Logo, escrevo uma hora, duas horas, por exemplo. 
Entretanto quando falamos de 12h30, falamos de meio-dia, ou seja, metade do dia que tem 24 horas, mais meia hora (metade da hora), sendo então meio-dia e meia!
 
Não vamos mais nos enganar, combinado?
 
9 - MEIO X MEIA
Já que falamos de MEIA no que diz respeito à hora, que tal falarmos de outro uso? Vamos lá:
 
Pode ser um substantivo: Eu gosto de meia de algodão e de cano longo.
 
Pode ser exatamente metade de algo do gênero feminino: Eu paguei meia entrada no cinema. (Como vimos na metade de uma hora)
 
Pode ser metade de algo do gênero masculino: Na receita use meio litro de leite. (Como em meio-dia) 
 
Pode se referir a "um pouco":
Estou meio cansada, meio triste, meio exausto, meio atrapalhada.
(Atenção: neste caso não se leva em consideração o gênero, mas sim a ideia de parcialmente!) 
 
 10 - Fazem x Faz
Quando você quer indicar um tempo que já se passou, use exclusivamente FAZ. Observe:
 
Faz dez anos que trabalho nesta empresa. 
Faz um ano que me casei.
 
Espero que essas dicas o ajude a eliminar estas dúvidas que nos deixam de cabelos em pé cada vez que precisamos escrever ou até mesmo falar em público! 
 
Se você gostou, compartilhe e comente com sugestões de dúvidas gramaticais - é só pedir que em breve faço o 2º TOP 10!

Me siga também no Facebook e no Canal do Youtube.

Um forte abraço!

Comentários

Postagens Populares

Você Sabe Como Fazer Regra de Três Simples?

Ela Sempre Sonhou em Estudar na USP

Indicação de curso para montar negócio online

Visualizações do Blog